Paróquia de Louveira sediará a IV Caminhada dos Mártires

Por em 16 de abril de 2015
Jornal de Itupeva

A paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, do Bairro Santo Antonio, em Louveira, sediará no dia 21 de abril, das 8h as 12h, a IV Caminhada dos Mártires.

A Caminhada é um evento do Calendário Diocesano, promovido pela Pastoral Fé e Política e Fórum das Pastorais Sociais.

A Caminhada dos Mártires já realizadas anteriormente nas cidades de Cabreuva, Campo Limpo Paulista e Cajamar, é uma manifestação mística e política realizada pela Igreja com o objetivo de lembrar e homenagear os mortos em defesa dos direitos dos mais pobres.

Ela é realizada em forma de procissão onde os fiéis caminham entoado cânticos religiosos, relembrando os mortos e assassinados nas lutas políticas em defesa da terra, da família, do alimento, do trabalho, por moradia, saúde e educação , e em defesa da vida e justiça social.

Tem a orientação das Diretrizes da Ação Evangelizadora, incentivando o povo a ser protagonista na luta por direitos, denunciando as injustiças e clamando pela dignidade da pessoa humana . Tem inda a finalidade de incentivar ações em defesa da natureza e ambiente

Durante a IV Caminhada haverá seis paradas temáticas, para uma reflexão sobre as dificuldades apresentadas naquele local. De acordo com a coordenação as paradas serão nos seguintes locais, após a saída da paróquia:

1 – Córrego Santo Antonio: tema Ecologia (Pastoral da Ecologia)

2 – No Habitacional Terra da Uva: tema moradia (Pastoral Fé e Política de Louveira)

3 – No CCJ: tema Criança e adolescente (Pastoral da Juventude)

4 – Praça da Bica: tema Unidade (Pastoral Fé e Política de Louveira)

5 – Na Secretaria de Cultura: tema Reforma Política (Pastoral Fé e Política Diocesana)

6 – Na Praça (em frente a paróquia): tema CF 2015 (Coordenação paroquial da CF)

Importante lembrar que nas edições anteriores, seguindo com a participação ecumênica representantes de denominações evangélicas também participaram. Nesta edição na parada de número onde o tema é Unidade, espera=se também a participação de evangélicos.

No encerramento da IV Caminhada acontece solene celebração eucarística na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, com cânticos, muita alegria, apresentação das bandeiras e símbolos dos participantes, num grande momento de louvor.

Fiéis de toda a Diocese de Jundiaí são convidados a participar desta manifestação de fé e luta por justiça social.

Reinaldo Oliveira