Sábado é dia D na Prevenção ao Câncer Bucal

Por em 8 de maio de 2015
Jornal de Itupeva

No próximo sábado, 9, a Prefeitura de Itupeva inicia uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce do Câncer Bucal.

“Quanto mais cedo o câncer bucal for diagnosticado, maiores são as chances de cura completa”, alerta o prefeito Ricardo Bocalon.
A campanha aproveita o dia 9, que nacionalmente será o dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, para realizar exames preventivos e identificar antecipadamente casos suspeitos.

“O exame é individual e indolor, será realizado no consultório odontológico da unidade. Também serão distribuídos folhetos educativos, explicando as causas, os sintomas e os métodos de prevenção ao câncer bucal”, explica o secretário de Saúde, Dr. Marco Ferrari.

O público-alvo da campanha, que segue durante a semana até o dia 22 de maio nas unidades de saúde, são pessoas com mais de 60 anos, mas todos podem realizar o exame preventivo: “Qualquer pessoa interessada em passar pelo exame de prevenção com o dentista pode procurar a unidade de saúde do seu bairro ou o CEOM (Centro de Especialidades Odontológicas Municipal) para realizar sua consulta. Feridas e lesões que não desaparecem em 21 dias devem ser avaliadas pelo dentista”, completa o Dr. Marco.

O Dia D da Campanha é nesse sábado, 9, das 8h às 17h, apenas no CSIII, e nas Unidades de Saúde do Rio das Pedras, Santa Fé e da Vila São João.

O CSIII fica na Rua Professora Deolinda Silveira Camargo, 184 – Jd. São Vicente. A Unidade de Saúde da Família do Rio das Pedras fica na rua Lúcia de Queiroz Guimarães, s/n. A UBS Santa Fé fica na Rua Francisco Cardoso da Silva, 32. A UBS da Vila São João fica na rua Felício Falco, 145.