Dom Vicente visita Itupeva e elogia crescimento da cidade

Por em 15 de maio de 2015
Jornal de Itupeva

Nessa última quinta-feira, 14, o prefeito Ricardo Bocalon recebeu o bispo diocesano da Diocese de Jundiaí, Dom Vicente Costa, que realiza na cidade uma visita pastoral missionária na paróquia São Sebastião e também às comunidades urbanas e rurais, entre os dias 14 a 17 de maio. O objetivo das visitas pastorais são o de conhecer a realidade paroquial e das comunidades, bem como dialogar com os fiéis católicos e autoridades locais.

“Já conheço Dom Vicente, ele é uma autoridade aqui na região e sempre participativo, sempre buscando auxiliar a promover melhorias para a população. É um prazer muito grande recebê-lo aqui em Itupeva”, apontou o prefeito Bocalon.

Segundo Dom Vicente, “o Bispo deve conhecer a realidade das cidades e procurar a melhor forma de ajudar em sua minha missão como bispo, que é levar a palavra do Senhor a todos”.

A primeira visita foi na EMEFEI Jardim Vitória, onde, além de conhecer o local, Dom Vicente, acompanhado dos padres Geraldo e Jonatas e do diácono José Maurício, de Itupeva, falou com os funcionários, levou uma bonita mensagem e interagiu com as crianças. A secretária de Educação, Idelma Bocalon, também acompanhou a visita. “Uma escola moderna, bonita, grande e bem organizada, gostei bastante”, disse o bispo. Ainda no mesmo dia, Dom Vicente aproveitou para conhecer o Paço Municipal, onde também levou uma mensagem ecumênica para os secretários e servidores, além de abençoar os presentes.

Já no dia 15, logo pela manhã, o prefeito acompanhou o Bispo em visita ao Hospital Municipal, passando por todas as alas, inclusive as novas, como ortopedia, e conversando com servidores e pacientes. Antes de deixar o hospital, prefeito e Bispo participaram de um café da manhã com os servidores, onde Dom Vicente também abençoou o trabalho dos funcionários da saúde. “Vim para trazer uma palavra de ânimo e esperança, principalmente em um serviço como o hospital, que faz um trabalho tão importante e trata de pessoas que estão mais vulneráveis”, destacou o bispo. “O Hospital está bem organizado, limpo, muito bom. É importante que seja tudo feito para a população e para atender os mais pobres”, finalizou.

Acompanhando prefeito e Bispo nas visitas, além dos padres e diácono de Itupeva, também estiveram o vice-prefeito Osmar Tozi, o Chefe de Gabinete Jonas Parisotto; o secretário da Cultura Rogério Cavalin; e o gerente de planejamento estratégico Dr. Ricardo Vicente da Silva, e os vereadores Tatiana Salles e Valdemir Rodrigues da Silva (Grandão).

A agenda do Bispo segue em Itupeva até o dia 17:
Dia 15 às 19h, missa na comunidade Santa Rita de Cássia. Às 20h30 vista à comunidade São Judas Tadeu

Dia 16, às 10h, reunião com os coordenadores de Pastorais, Movimentos e Comunidades. Às 14h30 visita à comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Às 16h visita à comunidade Sagrado Coração de Jesus. Às 18h30, missa na comunidade São Vicente de Paulo. Às 20h visita a comunidade São Camilo de Lellis.

Dia 17, às 8h30, missa na comunidade São José. As 10h, missa na paróquia São Sebastião. Nesta missa com a celebração da solenidade de Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações, será ministrada a benção de envio dos agentes da Pastoral da Comunicação.

Toda a comunidade itupevense está convidada a acompanhara as visitas, dialogar com o senhor bispo, e participar das celebrações.

A Diocese de Jundiaí engloba 11 cidades ( Jundiaí, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itu, Itupeva, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista), totalizando 65 paróquias. A Diocese tem uma população de mais de um milhão de habitantes, dos quais cerca de 66% professam a fé católica. Hoje a Diocese de Jundiaí conta com 86 sacerdotes incardinados, 30 sacerdotes membros de Institutos Religiosos e 98 diáconos permanentes.