Prefeito discute as obras da ETEC

Por em 21 de maio de 2015
Jornal de Itupeva

O prefeito Ricardo Bocalon esteve em São Paulo na última terça-feira, 19, se reunindo com a diretora superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Laura Laganá, e com o deputado federal Luiz Fernando Machado para discutir as obras da Escola Técnica Estadual – ETEC que está sendo construída em Itupeva. 

“Nestes 50 anos, nasce um novo tempo em nossa cidade. Temos feito muito pelo povo de Itupeva, inauguramos o Pronto Socorro Infantil, implantamos o Fórum na cidade, dobramos o número de vagas nas creches, implementamos cinco novas disciplinas, mudamos a merenda no município, reformamos escolas e UBS, implementamos o Bairro Limpo e muitos outros projetos e obras. Dentre os compromissos que assumimos com o povo, a ETEC é uma das grandes realizações, e muitas pessoas duvidaram que cumpriríamos, mas estamos mostrando que tudo que foi assumido é sério; com responsabilidade e muito trabalho, vamos cumprindo tudo o que foi prometido. A obra está em terraplanagem, este encontro com a professora Laura foi muito produtivo e debatemos o andamento da obra e todo o processo de construção.”, disse o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon.

“A Escola Técnica será um marco para nossa cidade, vai dar mais oportunidades de renda para todos que procurarem por um curso técnico, principalmente para os jovens. É uma realização que foi feita com muito carinho, sempre pensando na população e no futuro da nossa cidade”, completou o prefeito.

Sobre a ETEC

A obra do Centro Educacional Paulo Freire terá, aproximadamente, 7 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de mais de 30 mil metros quadrados, e os investimentos são de cerca de R$ 12 milhões, entre Prefeitura e governo do Estado. Será administrada pela CEETEPS, conta com projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake, e, inicialmente, vai oferecer os cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) das Habilitações Profissionais de Técnico em Edificações e Técnico em Química; e as Habilitações Profissionais de Técnico em Eventos, Técnico em Hospedagem, Técnico em Logística e Técnico em Segurança do Trabalho, de acordo com as diretrizes da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), com três deles já funcionando quando a ETEC for inaugurada.

O projeto visa transformar as dependências da ETEC num verdadeiro polo educacional já que há previsão de instalação no mesmo espaço de uma EMEI e EMEF com 16 salas de aula cada.

A rede CEETEPS está presente em mais de 285 municípios e oferece as mais diversas habilitações profissionais e cursos superiores de tecnologia, atuando diretamente na formação profissional de jovens e adultos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e para a promoção social.

Ruy Ohtake, responsável pelo projeto da ETEC, tem entre suas obras os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes, a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube, e o Royal Tulip Alvorada – localizado na capital federal. No exterior, o arquiteto é responsável por várias realizações importantes, como assinatura da Embaixada Brasileira em Tóquio (Japão), os jardins e o museu aberto da Organização dos Estados Americanos (EUA).

A construção da ETEC faz parte do PADI – Programa de Ações e Desenvolvimento de Itupeva, o maior plano de desenvolvimento já realizado em Itupeva, com mais de R$ 315 milhões em investimentos nas mais diversas áreas.