Santa Fé aprova o Nosso Bairro Limpo

Por em 26 de maio de 2015
Jornal de Itupeva

Moradores do bairro Santa Fé receberam e manifestaram ótima aprovação ao projeto Bairro Limpo no último final de semana. As atividades de limpeza e manutenção começaram no dia 21, quinta-feira, e seguiram até sábado, 23, beneficiando toda a região, incluindo os bairros Ana Luíza, Independência, Boa Esperança, e Santo Antônio I e II.

“Esse é um programa que beneficia cada região e intensifica as ações de limpeza e manutenção que já realizamos constantemente por toda a cidade. Sendo assim, dedicamos três dias à recolha de móveis velhos e objetos sem utilidade, limpeza de calçadas, revitalização da sinalização de ruas (trânsito) e inúmeras intervenções sociais. É uma ação intensiva, e tenho certeza de que a população vai colaborar para que seu sucesso seja contínuo, mantendo o bairro limpo e organizado. Agora é contar com a colaboração dos moradores para que o programa continua tendo sucesso, para assim, fazermos uma cidade cada vez melhor”, aponta o prefeito Ricardo Bocalon.

Durante este período, o bairro recebeu diversas ações como recolha de móveis velhos e objetos sem utilidade. Foram 3.750m² de área roçada em terrenos particulares (manutenção de limpeza, corte de mato); 9.430 kg de massa asfáltica para o tapa-buraco; revitalização da sinalização de trânsito e limpeza das calçadas e ruas, além, de trabalho de prevenção à dengue.

O projeto Nosso Bairro Limpo surgiu durante o Prefeito nos Bairros, ação na qual o prefeito visita cada região da cidade e, sem agendamento prévio, atende os moradores para ouvir solicitações sobre melhorias para o bairro.

Essa é a terceira atividade do Programa que vai, durante o restante do ano, atender todas as regiões da cidade.

Sábado especial no Santa Fé

O sábado, 23, foi especial para os moradores do bairro Santa Fé e região que recebeu diversas atividades. Foram 72 cortes de cabelo gratuito e diversos atendimentos sociais (Cadastro de Bolsa Família, Ação Jovem, Renda Social, Viva Leite). Os moradores contaram ainda com postos de orientação jurídico para questões da Prefeitura, IPTU, impostos, tira dúvidas e consultas com o Procon e com a Ouvidoria.

Na área da Saúde, foram 39 aferições de pressão arterial, atualização de carteira de vacina, orientações gerais sobre saúde, 17 marcação de consultas e exames, 58 agendamentos de castração de cães e gatos, 36 vacinas antirrábica em felinos e 86 em cães.

As crianças se divertiram as atividades esportivas como futebol de caixote, vôlei, corrida de saco, taco, oficinas de pipa e várias outras brincadeiras. Além disso, nas escolas, como parte do projeto, a Escola Limpa vai oferecer oficinas de música, teatro, culturais, grafite e também brinquedos infláveis para as crianças.

Na terceira edição do projeto “Nosso Bairro Limpo” a Secretaria de Cultura promoveu uma série de atividades, entre elas a apresentação musical dos alunos da Casa da Cultura: Karine Smith (flauta) e Gustavo Luiz (voz e violão).

 População aprova

 “O bairro ficou muito bonito, limpo. A sinalização em frente a escola ficou ótima. Aproveitei os serviços para vacinar e agendar a castração do meu gato, e as crianças puderam se divertir com os brinquedos”, comentou a moradora do bairro Santo Antônio I, Alessandra Agliardi.

“Ótima ação do Prefeito. Com esse projeto, a gente se programa, coloca o entulho para fora no dia certo que a prefeitura irá recolher. É uma ação que a família inteira acaba se envolvendo, muito bom. Para dona de casa facilita muito, pois não temos tempo durante a semana, relatou Zildineia Conceição de Jesus, moradora do bairro Santa Fé.

“O prefeito está de parabéns. O projeto é ótimo para o bairro. Agora não adianta só o prefeito cuidar da cidade, o cidadão também tem que fazer a sua parte. Poderia fazer mais vezes, pois as crianças se envolvem muito. E também, não poderia de deixar de parabenizá-lo pela Educação, que está ótima. São vários projetos implantados dentro das escola”, destacou Kelly Taniane Santos Bueno.

“Já senti a diferença ao caminhar nas ruas. O bairro está limpo e bonito. Utilizei do serviço do entulho. Foi muito bom, minha porta de casa está limpinha. Eu só tenho a agradecer pela melhora na cidade”, relatou Marise Gomes.

“O projeto é ótimo para o bairro. O bairro ficou limpo, as faixas estão bem sinalizadas e as crianças se divertem com as atividades oferecidas. Espero que o projeto se repita e passe novamente no Santa Fé, disse Marcos Antônio Barbosa.