Futuro da Assistência Social é debatida na V Conferência Municipal

Por em 29 de julho de 2015
Jornal de Itupeva

A Prefeitura e o Conselho Municipal da Assistência Social de Itupeva (COMASI) promoveram, na quinta-feira, 23, a V Conferência Municipal de Assistência Social de Itupeva, com o tema: “Consolidar o SUAS (O Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2016”.

O evento, realizado na Câmara Municipal, contou com a presença do chefe de gabinete, Jonas Parisotto, representando o prefeito Ricardo Bocalon; da secretária de Desenvolvimento Social, Elisabete Andrade de Souza; da presidente do COMASI, Maria José Rodrigues; do vereador Ciro Negretti; do palestrante Wagner Carneiro de Santana; além de profissionais da secretaria municipal, do Conselho Tutelar e membros da população; e teve o objetivo de ministrar palestras sobre os subtemas da Conferência e dimensões para construção das diretrizes do Plano Municipal Decenal de 2016 a 2026 e o Histórico do SUAS dos últimos dez anos.

Bocalon apontou que “o planejamento é necessário e a melhor forma de administrar, pois assim nos preparamos para os desafios que serão enfrentados no futuro e também temos metas e objetivos a seguir. Essa conferência tem papel fundamental no desenvolvimento social, não só da cidade, mas nacional”.

Em nome do prefeito Bocalon, o chefe de gabinete parabenizou o trabalho que a secretaria de Desenvolvimento Social realiza e também destacou a importância do planejamento para os próximos anos.
A secretária da pasta, Elisabete, agradeceu a participação de todos, apontou que a conferência vai definir interesses municipais que serão discutidos regional e nacionalmente e também frisou a importância de olhar para tudo que já foi feito: “O SUAS tem um papel importante e tem sido aprimorado. Temos de olhar para o que foi feito nos últimos anos, reconhecer o que foi feito de bom, identificar as necessidades e planejar os próximos 10 anos. É uma grande responsabilidade para nós”.

O especialista em registros públicos, democracia participativa, república e movimentos sociais, relações internacionais e empreendedorismo, Wagner Carneiro de Santana, ministrou uma palestra com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

Ainda durante a Conferência, foram realizadas apresentações culturais, debate das dimensões e sensibilização sobre a importância dos delegados, apresentação e aprovação das propostas e eleição de Adeílda Barbosa de Souza Romera, como a delegada que vai representar a cidade nas Conferências Regional, nos dias 6, 7 e 8 de outubro em Águas de Lindóia; e na Nacional, que será realizada em Brasília, de 7 a 10 de dezembro desse ano.