Artistas de Itupeva brilham em Vernissage na Itália

Por em 30 de julho de 2015
O artista itupevense Carlos Cal

A comuna de Volterra, na região da Toscana, na Itália, cidade com quase três mil e quatrocentos anos, foi palco de uma bela exposição do projeto cultural, Encontro das Artes, uma ponte entre os povos, idealizado pelos artistas Carlos Cal, Luiz Viana e pelo Italiano Raymundo Gambino. O projeto visa a realização de intercâmbio cultural entre artistas de todos os continentes, para a troca de experiências e o enriquecimento mútuo da cultura e das artes, além, de apoiar e facilitar a unidade entre todas as culturas humanas, a favor de uma integração de solidariedade de paz entre os seres humanos.

A vernissage da 1ª exposição do projeto aconteceu no dia 24 de junho, no Palácio de Priori, no centro de Volterra, na Itália, com a presença dos artistas, e o período de visitação foi de 24 de junho a 06 de julho deste ano. (2015). Sendo um grande sucesso de público, venda e principalmente de elogios da crítica especializada.

Participaram da exposição na Itália, os artistas brasileiros: Carlos Cal, Luiz Viana e Beth Salles, (Itupeva/SP), Ednaldo Nogueira (Laranjeiras/SE), e os artistas italianos Raimundo Gambino, Giuliano Mannucci e Susanna Manghetti, (Volterra/IT).

Para que esta primeira fase do projeto desse certo, foi preciso realizar parceria e integração cultural entre a Fundação Volterra – Detroit, a Prefeitura da Comuna de Volterra, na Itália, a Prefeitura de Laranjeiras/SE e a Prefeitura de Itupeva/SP, que dentro de suas possibilidades colaboraram e patrocinaram os artistas.

“Fomos muito bem recebidos na Itália, Volterra é uma cidade mágica, o povo muito simpático e acolhedor. Fomos recebidos pelos grandes artistas da cidade, por representantes da Fundação Volterra – Detroit e também pelo Prefeito Municipal. A exposição foi um grande sucesso”.

Quero agradecer em nome de todos os artistas envolvidos no Projeto Cultural Encontro das Artes, aos amigos: Marco Buselli (Prefeito de Volterra/IT), ao senhor Juca de Bala (Prefeito de Laranjeiras/SE), Evanilson Calazans (Sec. Mun. de Cultura de Laranjeiras/SE), a Fundação Volterra – Detroit, e de forma muito especial, aos vereadores Edicarlos Candiani e Salvador Philomeno, (Presidente da Câmara Municipal de Itupeva/SP) e ao prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon. Agradecemos também aos nossos familiares, amigos e a todos que de certa forma colaboraram e torceram para que este sonho se tornasse realidade”, finalizou Carlos Cal.