População elogia obras do Córrego da Lagoa

Por em 30 de julho de 2015
Jornal de Itupeva

A Prefeitura está realizando uma importante obra em um dos córregos mais conhecidos da cidade, o da Lagoa, no Jardim Alegria. O local, que já apresentou problemas no passado em situações de chuva, tem recebido atenção especial da Prefeitura que, além de cuidar da manutenção constante do córrego, também está construindo um muro de pedra para prevenir o risco de erosão e desmoronamento de terra, o que, além de prevenir o risco de enchentes, também melhora a vazão do canal e garante a segurança dos moradores.

“As margens do córrego estavam precárias, cedendo e colocando em risco os moradores. Nós então organizamos uma grande força tarefa para realizar esta obra, agimos prontamente e estamos fazendo um muro de pedra que vai garantir segurança e maior vazão para o córrego. A antiga barreira de contenção que havia era feita de sacos de areia, totalmente inadequada para o córrego, agora, com esta obra, teremos uma barreira adequada e que irá dar uma nova cara para o córrego”, explica o prefeito Bocalon.

Maria Pereira, do Jd. Alegria, ficou satisfeita com o trabalho: “A obra está boa, melhor não tem como ficar. Estou muito contente com o trabalho realizado pela Prefeitura”.

Euza Célia, também do Jd. Alegria, aprovou: “Moro há muito tempo aqui e estou gostando muito da obra que a Prefeitura está realizando aqui na região, está aprovado”!

“Acho que vai ajudar muito as casas que eram prejudicadas por enchentes e também traz mais segurança para os veículos que passam aqui ao lado, só posso agradecer ao trabalho da Prefeitura”, agradeceu a moradora do Jd. Alegria, Fernanda Nascimento.

Quem também elogiou o trabalho foi o morador Jean Tavares: “Está ficando muito bom, tem de elogiar essa obra que garante segurança para os moradores aqui da região”.

Lúcia Norato apontou os benefícios: “Aprovo a obra, está muito boa, vai melhorar para gente do bairro. Estamos na expectativa de ainda mais melhorias para os moradores”.

Margens do Córrego eram mal feitas
Um dos problemas que a Prefeitura encontrou no córrego da Lagoa é que, há alguns anos, as margens haviam recebido manutenção com sacos de terra e, com o tempo e sob efeito de chuvas e da própria força das águas, esse tipo de reparo não aguentava e se rompia, trazendo problemas como erosão e o desmoronamento de terra das margens, que prejudicavam a vazão de água e ameaçava a segurança.

O secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, José Rodrigues Netto, dá mais detalhes da obra: “Nós temos cuidado da manutenção dos córregos da cidade constantemente. Aqui no córrego da Lagoa, nós encontramos esse problema, reparos feitos com saco de terra que não garantiam a segurança e nem qualidade da obra. Então nós fizemos a limpeza e manutenção das margens e estamos terminando esse muro de pedra que vai garantir não só melhor vazão para o córrego como também a segurança das pessoas”.

A intervenção faz parte do programa de combate a enchentes que a Prefeitura executa constantemente, realizando manutenção em todos os córregos da cidade e grandes obras, como no córrego no Jd. Samambaia, que as obras já beneficiaram os moradores da rua Cabreúva; no bairro Amarylis, com a canalização completa de trecho do córrego do Bonfim com aduelas pelas ruas Henrique de Oliveira, Rio Grande do Sul e Antônio de Almeida; no córrego do bairro Guacuri foram instaladas travessias junto às Estradas Municipais IVA-158 e IVA-155 com 4 linhas de tubulação com diâmetro de 1,5m, e junto à avenida Isaac Pires de Mesquita Junior, foram instaladas duas vias de aduelas com seção de 2m por 2,2m; entre muitas outras ações.