Caminhada e Zumba marcam ‘outubro rosa’

Por em 22 de outubro de 2015
Jornal de Itupeva

No último sábado, 17, a Prefeitura reuniu dezenas de mulheres na Terceira Caminhada em Prol ao Mês de Combate ao Câncer de Mama. A ação, realizada no Parque da Cidade, contou ainda com uma aula gratuita de zumba, oferecida pela academia Overall Gym e distribuição de escovas de dente, cedidas pela Uniodonto, que prestou grande apoio à Prefeitura.

“A cada ano conseguimos aumentar mais o alcance na prevenção ao câncer de mama, mas essa é uma luta diária, que deve ser realizada constantemente”, destaca o prefeito Ricardo Bocalon.

O secretário de Saúde, Dr. Marco Ferrari, representou o prefeito no evento e apontou a importância da prevenção no combate à doença: “No SUS nós temos o atendimento completo para que a mulher possa se prevenir contra o câncer de mama, basta procurar uma UBS para ter as informações completas, realizar os exames e tudo o mais. É muito importante que as mulheres se previnam, porque a grande maioria dos casos que são identificados com antecedência, têm uma taxa bastante animadora de recuperação, por isso, quanto antes a doença for descoberta, maior a chance que a mulher tem de se curar”, frisou.

A caminhada, que percorreu todo o entorno do Parque da Cidade, foi acompanhada por um grande e animado grupo, que carregou com orgulho a faixa do Outubro Rosa. Em seguida, o grupo continuou animado ao participar da aula de zumba.

O evento contou com a presença ainda de vereadores e outras autoridades municipais.

As ações do Outubro Rosa continuam durante o mês, com o prefeito Bocalon anunciando o Centro de Especialidades da Mulher, uma obra inovadora na cidade e com a Prefeitura promovendo, com apoio da academia Best Fit, aula especial de Zumba no Parque da Cidade, além de equipes da secretaria de Saúde dando orientações sobre o câncer de mama e prevenção.

Laura de Oliveira, do Jd. Alegria, foi ao parque para participar da caminhada e gostou: “Achei muito boa essa ação de prevenção. Eu participo há mais de dois anos de atividades da Prefeitura, me faz muito bem, eu tinha dores nas costas e melhorei bastante”.

Maria das Graças, do Jd. Pacaembu, estava acompanhando a filha e exaltou a importância da prevenção: “Participei das três caminhadas, em 2013 a minha filha estava careca por causa do câncer e eu estou lutando para que as outras pessoas não passem pelo mesmo que minha filha. Então é muito importante a mulher se conscientizar, para ir realizar o exame”.

Recuperada do câncer, Isabel Rodrigues, do Jd. Vitória, também destacou a importância da prevenção: “Eu tive câncer em 2013, quando começou a caminhada; eu fiz tratamento e participo desde então. Por isso hoje estou aqui, participando mais uma vez para mostrar para as pessoas que a gente pode vencer o câncer. Agradeço à Prefeitura de Itupeva que tem aberto as portas para orientação à população”.