Docente do Senac Jundiaí dá dicas de como organizar um evento

Por em 22 de outubro de 2015
Divulgação

A instituição está com inscrições abertas para curso rápido na área

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), o segmento de eventos no Brasil ocupa o posto de segundo lugar no setor de economia do país, respondendo por 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O último levantamento de dados do setor, realizado em 2013, concluiu que o faturamento foi de R$ 209,2 bilhões no Brasil e o setor é responsável por 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados na economia nacional.

Ana Lívia Reis da Silva, coordenadora da área de eventos do Senac Jundiaí, explica que um evento trata de um acontecimento previamente planejado que promove o encontro de pessoas em determinado local com objetivos em comum e que buscam o engajamento entre elas. “Para a sua realização, é preciso que tais necessidades sejam atendidas. Por isso, a definição da tipologia, local, quantidade de pessoas, perfil dos participantes e recursos devem estar em harmonia e sincronizados”, explica.

Segundo a coordenadora, a organização de um evento, independentemente da sua tipologia, exige três fases com ações para garantir o sucesso. O pré-evento é o início do planejamento. É o momento de estabelecer os objetivos, levantar recursos, definir público alvo, mão de obra, fornecedores e parceiros, fazer a promoção e controlar os custos.

“Trans-evento é a etapa durante o evento, quando tudo o que foi planejado começa a criar corpo. É a organização do local, montagem das instalações, coordenação e supervisão dos recursos. E a terceira fase, pós-evento, trata-se da desmontagem da estrutura e avaliações dos resultados”, esclarece Ana.

Entre eventos pessoais, como aniversário e casamento, e eventos corporativos, existem muitas diferenças. “O grande diferencial está no objetivo, no ambiente corporativo o encontro normalmente tem uma finalidade mercadológica. Mas em ambos os casos, a organização passa pelas mesmas fases de planejamento, execução e controle”, destaca.

O curso Básico em Organização de Eventos está com as inscrições abertas no Senac Jundiaí, possui carga horária de 36 horas e tem início das aulas em 26 de outubro. Mais informações sobre o curso, pré-requisitos e inscrições, consulte o Portal Senac: www.sp.senac.br/jundiai ou o telefone (11) 3395-2300.