Louveira sediou etapa final de Campeonato Nacional de Rugby

Por em 22 de outubro de 2015
Jornal de Itupeva

Os melhores times femininos do Brasil decidiram a final no estádio municipal.

No último final de semana Louveira foi sede do Campeonato Nacional Super Sevens – Categoria olímpica de Rugby feminino.

Os jogos aconteceram no Estádio Municipal José Silveira Nunes a partir dos 10h, com presença dos times finalistas: ‘Desterro’, ‘SPAC’, ‘Curitiba’ e ‘Charrua’, que eram favoritos ao título.

Esta é a primeira vez que a cidade recebe um evento desse porte na modalidade. Segundo os organizadores, a cidade faz parte do polo estratégico do desenvolvimento do Rugby. “Louveira ganhou destaque no cenário nacional e também apresentou as condições necessárias exigidas pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) para realizar o torneio. A proximidade com a capital foi um fator importante”, afirma.

A final foi entre os times Charrua e Curitiba. A equipe do Charrua venceu o jogo da final e conquistou o troféu de campeão da 6ª etapa, mas foi o time de Curitiba que, com a soma de pontos, ganhou o título do Campeonato Sevens, além de ser o time mais estável do campeonato.

A classificação final do torneio teve o Curitiba em 1º lugar com 91 pontos, seguido pelo Charrua (85), São José (69) e Desterro (68). ‘Band Saracens’ e ’Delta’ – a grande surpresa da competição – ficaram empatados com 64 pontos.

O prefeito Junior Finamore acompanhou o campeonato e avalia. “Louveira sai na frente. Nós temos um time de muita qualidade, o Wallys, que nos possibilitou o crescimento da modalidade na região. Aproveitamos as experiências de ver os times jogarem e trazendo o conhecimento e a prática de uma modalidade nova”, comenta.

Durante o campeonato, crianças que participam do projeto ‘Wallys Rugby’ brincaram em campo no intervalo e auxiliaram os atletas durante os jogos, participando da organização e apoio oferecido pela prefeitura, acompanhado dos professores.

Seis atletas que participaram dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 estavam presentes durante as competições e incentivaram as crianças.

A atleta medalha de bronze no Pan, Beatriz Futuro, joga no time do Niterói e acha positivo difundir o esporte nas cidades do interior. “A cidade nos recebeu muito bem, com uma ótima organização e a participação das crianças durante os intervalos mostra como é importante incentivar as crianças com a prática esportiva” comenta.

Time da cidade
O município oferece escolinhas na modalidade do Rugby para todas as idades. Os treinos são feitos no CEIL do Bairro Santo Antônio com o projeto ‘Wallys Rugby’.

As aulas são ministradas pelo professor Arnaldo Montenegro, responsável pelo ‘Pólo 019′ – projeto da Confederação Brasileira de Rugby – e como treinador exerceu excelente trabalho junto ao ‘Volta Redonda Rugby Clube’ e agora está no comando do ‘Wallys’.

A equipe feminina segue sob o comando do técnico Rafael Gustavo Lopes (Guga) e as categorias de base sob a orientação de Guga e Samuel Almeida. Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esporte e o Instituto Agronômico garantiram à equipe ‘Wally’s Rugby Louveira’ uma sede própria com um campo contendo estrutura necessária para receber os treinos e jogos do time.

O clube do Wally’s fica no Bairro Currupira e é chamado de ‘Listradão’, em alusão ao apelido de ‘listrados’ – como são conhecidos os integrantes do time. O campo possui 60 metros de largura e 100 metros de comprimento – sendo 90 metros de campo e mais 5 metros de cada lado de ‘in goal’. Além da pintura definitiva, o campo conta com traves oficiais fixas.

O time do Wallys está pronto para receber todo e qualquer atleta que se interesse pela modalidade. Quem quiser participar, é só comparecer ao CEIL do bairro Santo Antônio de segunda e quarta ás 22h.

Colaboração: Maria Clara Lourençon