Aposentados pagam mais caro por empréstimo a partir de hoje

Por em 9 de novembro de 2015
Jornal de Itupeva

Crédito pessoal terá juros de 2,34% ao mês; aumento foi autorizado pelo governo

A partir desta segunda-feira (9) quem for fazer um empréstimo consignado — modalidade com desconto em folha de pagamento, muito usada por aposentados e pensionistas — vai pagar mais caro. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou hoje, no Diário Oficial, a portaria que autoriza o aumento de juros para essa modalidade de financiamento.

O teto dos juros para o crédito pessoal foi fixado em 2,34% ao mês. Para empréstimos feitos com cartão de crédito, os juros serão de 3,36% ao mês.

Apesar da alta, essa ainda continua sendo a modalidade de empréstimo mais barata no mercado. Para se ter ideia, o crédito pessoal com débito automático em conta corrente tem juros que giram em torno de 7% nos grandes bancos brasileiros.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, esse aumento já era debatido desde o começo do ano. As instituições financeiras pediam que os juros fossem de 2,48% para o empréstimo pessoal e de 3,49% para cartão de crédito. O governo não aceitou e fez a contraproposta, que resultou na atual decisão.