Itupeva não para! Novos recapes e muitas obras!

Por em 23 de dezembro de 2015
Jornal de Itupeva

2ª Fase da Avenida Emílio Checchinato está em fase final

Mais uma grande obra da Prefeitura está chegando ao final. Trata-se da segunda fase da reestruturação e revitalização da avenida Emílio Checchinato que, depois de receber obras completas no sistema de drenagem, recebeu, nessa última semana, recapeamento asfáltico.

“A Checchinato é uma das avenidas mais movimentadas da cidade, e precisava urgentemente de uma obra de grande porte, que garantisse não apenas a tranquilidade para os motoristas, mas também a segurança dos pedestres e dos ciclistas, que são muitos que usam a via. Na primeira fase, que vai da rodoviária até o Parque da Cidade, primeiro tratamos de refazer todo o sistema de drenagem, o que reduziu drasticamente o risco de enchentes. Também refizemos toda a pavimentação, novas calçadas e sinalização, além de instalar novos pontos de iluminação e criar a primeira ciclofaixa da cidade. Agora, na segunda fase, que segue por toda a Vila São João, já realizamos as obras no sistema de drenagem e já concluímos a pavimentação. Nas próximas semanas será realizada a sinalização, tanto horizontal como vertical e também a pintura da ciclofaixa”, explica o prefeito Ricardo Bocalon.

A segunda fase da obra, que integra o Programa de Ações e Desenvolvimento de Itupeva (PADI), com melhorias no setor de mobilidade urbana promovidas pela Administração, vai do Parque da Cidade e segue até a altura da última rua da Vila São João.

A reestruturação e revitalização da avenida Emílio Checchinato é um projeto realizado para garantir a segurança e o conforto de veículos, ciclistas e pedestres. A obra inclui a instalação do completo sistema de drenagem, que aumentam consideravelmente a margem de segurança contra enchentes, complementando um trabalho constante que a Prefeitura realiza com essa finalidade em todo o município, principalmente nos córregos da cidade; calçadas com pavimento unificado, facilitando a locomoção; nova pavimentação, sinalização e iluminação; e também uma faixa exclusiva para circulação de ciclistas ao longo de toda a avenida, com sinalização apropriada e visando a segurança e que, unindo-se à ciclovia que está sendo construída pela Prefeitura na Av. Nelson Gulla, vai ligar essa área até o bairro Monte Serrat, uma obra de mobilidade urbana jamais vista na história de Itupeva.

Prefeitura asfalta avenida Alameda Flamboyant

Na linha de crescimento e investimento da cidade, a Prefeitura de Itupeva está finalizando as obras de pavimentação asfáltica da Avenida Alameda Flamboyant, garantindo assim, mais segurança e condições dignas para os moradores da região. O prefeito ressaltou que o investimento faz parte do grande número de obras que estão sendo realizadas pela cidade: Estamos cumprindo todos os compromissos que assumimos, realizando obras de grande porte e que são necessárias para Itupeva continuar crescendo em ritmo acelerado, mesmo em um período de crise nacional. Recentemente fizemos a inauguração de inúmeras obras e em breve entregaremos outras que encontram-se em andamento, seguindo o cronograma que estabelecemos para todas as áreas. Com a avenida Alameda asfaltada, o local dará mais conforto para a população da região, além de segurança não só para os veículos, mas também para os pedestres.

A obra de pavimentação recebeu galerias, sistema de captação de águas pluviais, e manta asfáltica (impermeabilização), preparando o local para receber a capa de asfalto. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, José Rodrigues Netto, o acesso recebeu um alargamento da avenida, mudanças de locais de alguns postes e o ponto do orelhão, que também ficou melhor localizado. “Isso mostra o compromisso que o prefeito tem com a população de Itupeva. Com essas novas alterações, o trecho dará mais segurança e mobilidade para os moradores da região”, disse José Rodrigues.

Muito mais obras por toda a cidade

A Prefeitura continua trabalhando intensamente por toda a cidade, com obras em todas as áreas. Itupeva não para:

UBS Guacuri – Reformada e ampliada, as obras da UBS Guacuri já foram finalizadas e o prédio já está em funcionamento. Em breve, a Prefeitura vai inaugurar oficialmente essa nova UBS, que conta com novas salas para espera adultos e infantil, sala de reunião, banheiros acessíveis, fraldário, área de serviço, cozinha, vestiários feminino e masculino, salas para expurgo e esterilização.

Habitações Populares – Já foram entregues os primeiros contratos desse que é o maior plano de habitações populares da história do município

Creche Guanabara – A Prefeitura já entregou duas novas creches na cidade e mais do que dobrou o número de vagas na cidade em apenas 2 anos em meio. E creche Guanabara, que vai atender a região Central, está em obras e também será entregue no próximo ano.

Complexo Esportivo Dorival Raymundo – A reforma completa que transforma o ginásio de esportes de Itupeva em um verdadeiro complexo esportivo está em fase final de acabamento. A quadra já foi pintada e finalizada e estão sendo realizados os últimos retoques.

Pista de Skate – Uma obra que beneficia os skatistas da cidade, a revitalização da pista de skate e do half pipe está em fase final. Com novos obstáculos, nova pintura e muitas novidades, logo estará disponível para os praticantes da modalidade.

Cinema Social – A estrutura do prédio já foi erguida e em breve será realizada a cobertura e o acabamento interno.

Av. Nelson Gulla – A obra da ciclovia na Nelson Gulla está quase finalizada e, em seguida, a via já estará pronta para a nova sinalização realizada pelo DER.

Escola Técnica – ETEC de Itupeva: As obras da Escola Técnica, que tem projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake, já foram iniciadas no terreno de mais de 30 mil metros quadrados no Jardim Santa Helena, atrás do Hospital Municipal.

UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24h: Já está em obras a unidade de saúde que irá funcionar em período integral, inclusive aos finais de semana, e que estará equipada para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento, com a finalidade de descentralizar e diminuir as ocorrências do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida e tornar-se uma unidade própria e exclusiva para atendimento de emergências.

Córrego Piracatu – A secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade irá realizar, de imediato, obras emergenciais no córrego Piracatu, como muretas de 60 cm, erguer as duas ruelas do trecho e construir pontes iguais do Jardim Samambaia. De acordo com os profissionais da secretaria, essas obras irão melhorar a vazão do volume de água em situação de chuva forte.

UBS Hortênsias – Está sendo instalado do canteiro de obras para iniciar a obra.