Bocalon inicia obras contra enchentes na Vila São João

Por em 29 de dezembro de 2015
Jornal de Itupeva

O Governo Popular de Itupeva tem feito o maior investimento da história no combate às enchentes. E a mais nova obra contra enchente foi iniciada, na manhã desta terça-feira, 29, no córrego Piracatu, do bairro Vila São João, após visita do prefeito no início do mês. Sempre aberto ao contato popular e disposto a conversar com os cidadãos, Bocalon conversou com os moradores da região e apresentou ações emergenciais para evitar que o córrego transborde e prejudique as famílias.

“Faço questão de acompanhar os problemas da cidade e as ações da prefeitura, conversar com os moradores, ver pessoalmente como está a situação do bairro, o que podemos melhorar, quais as necessidades de cada região. Desde 2013 que o trabalho no combate a enchentes é constante, foram investidos mais de 6 milhões de reais em obras, desde novas galerias e manutenção dos córregos, como também novo sistema de drenagem na avenida Emílio Checchinato. Realizando um trabalho intenso e completo de manutenção, alargamento, limpeza e também várias intervenções, como fizemos no córrego da Lagoa, uma obra que diminuiu drasticamente o risco de enchentes no local; a canalização no córrego do Bonfim, que foi uma obra grande e complexa realizada no bairro Amarylis; e as intervenções no Piracatu, que são muito importantes para moradores de vários bairros que margeiam o córrego” , destacou o prefeito Ricardo Bocalon. “São ações que diminuíram bastante o risco de enchentes. Resolvemos o problema em vários pontos da cidade e o córrego do Jardim Samambaia é um deles. Dessa mesma forma, vamos realizar obras emergenciais no córrego do Vila São João, para evitar o risco de enchentes e melhorar a vazão do canal, garantindo assim, a segurança dos moradores”, completou Bocalon.

A secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade iniciou as obras emergenciais no córrego Piracatu, que receberá duas novas aduelas, muretas de 60 cm e pontes, iguais do Jardim Samambaia. De acordo com os profissionais da secretaria, essas obras irão melhorar a vazão do volume de água em situação de chuva forte.

As ações da Prefeitura no combate a enchentes são constantes. Recentemente, no córrego da Lagoa, no bairro Jardim Alegria, foi construído um muro de pedra para prevenir o risco de erosão e desmoronamento de terra, o que, além de prevenir o risco de enchentes, também melhora a vazão do canal; ações de alargamento no córrego do Jardim Samambaia; novo sistema de drenagem na avenida Emílio Checchinato; entre outras obras para garantir a segurança da população da cidade.