Firjan aponta Itupeva como a 12ª melhor cidade do país para se viver

Por em 15 de janeiro de 2016
Jornal de Itupeva

Segundo a Firjan, Itupeva está entre as mais desenvolvidas do Brasil

Todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade pela Prefeitura de Itupeva, como o Pronto Socorro Infantil, a municipalização da merenda, as novas disciplinas, as vagas nas creches que foram dobradas, o Centro de Convivência do Idoso, entre outras obras e inaugurações que mudaram a cara da cidade e estão trazendo prêmios e reconhecimento nacional para Itupeva, que ganhou novamente destaque no Brasil por conta do estudo do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), divulgado em dezembro de 2015 e que traz Itupeva como a 12ª cidade mais desenvolvida do Brasil e 10ª do Estado de São Paulo.
O resultado, segundo o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e que tem ganhado reconhecimento nacional pelos mais consolidados institutos e revistas, como a 7ª colocação como cidade de pequeno porte no ranking da revista Isto É; a 15ª classificação como cidade pequena (entre 50 e 100 mil habitantes) que apresenta melhor desenvolvimento econômico, em ranking da revista Exame; e classificada como uma das melhores cidades do estado no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Desde que o Índice é medido pelo Sistema Firjan, em 2005, Itupeva jamais havia ficado tão bem classificada, sendo que, em 2010, a cidade chegou a ocupar a 312ª posição.

“Nossa cidade tem um grande potencial, um povo trabalhador, e é uma das cidades com o maior crescimento populacional do país. O que faltava para que ela pudesse se desenvolver realmente era uma gestão séria e responsável, como estamos realizando desde 2013, e que nos trouxe esse reconhecimento nacional. Ainda há muito a ser feito no município, é impossível resolver em apenas 3 anos todos os problemas da cidade, mas conseguimos melhorar em todos os setores; a prova disso é essa boa avaliação dada pela Firjan. O que procuramos fazer nesses anos de administração foi equilibrar o desenvolvimento social com o desenvolvimento econômico e industrial da cidade, para garantir melhor qualidade de vida aos moradores. Essa última avaliação do Firjan é o resultado desse trabalho, quando fomos capazes de obter notas maiores em setores de serviço público, como Educação e Saúde”, explica Bocalon.

O Índice
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é calculado de acordo com três conjuntos de indicadores: Emprego e Renda, que leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social; Educação, que analisa o número de matrículas na educação infantil, a proporção de estudantes que abandonam o ensino fundamental, além da distorção idade-série, o número de professores com ensino superior, a média de aulas diárias e o resultado do Ideb no ensino fundamental; e Saúde que considera o número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (ISAB).

Itupeva teve nota 0,8823, sendo 1 o máximo. A maior avaliação foi em Educação, com 0,9150; Saúde teve a segunda melhor avaliação, 0,8924, e Emprego e Renda ficou com 0,8396. De acordo com o Firjan, Emprego e Renda teve média nacional de 0,7023 pontos, a de Educação ficou em 0,7615, e os indicadores ligados à Saúde ficaram em 0,7684. Esses números, segundo o prefeito, também demonstram a mudança que o Governo Popular promoveu na cidade, elevando Educação e Saúde para as primeiras notas, diferente da avaliação anterior, divulgada em 2012, com dados de 2010, quando a principal nota era em Emprego e Renda.

Itupeva é a que mais se desenvolveu no Aglomerado Urbano
10ª colocada no Estado, Itupeva é a cidade dentro do Aglomerado Urbano que mais se desenvolveu segundo a Firjan, ficando atrás da apenas de Jundiaí, que ocupa a 9ª colocação, mas que, no ano anterior, era a 5ª colocada, enquanto que Itupeva saltou de 66ª classificada para ser eleita a 12ª melhor cidade do país, ficando bem próxima de Jundiaí.

Itupeva tem conquistado reconhecimento nacional

Em 2015, a cidade ganhou reconhecimento de vários órgãos, como a revista Isto É, que classificou Itupeva como a 7ª Melhor Cidade de Pequeno Porte, e a revista Exame, que apontou a cidade como a 15ª mais desenvolvida do Brasil e a 10ª melhor para fazer negócios entre municípios com até 100 mil habitantes.

Confira o que foi feito e que tem garantido prêmios e reconhecimentos para a cidade

Inauguração da UBS Santa Fé: Mais uma grande obra do Prefeito Ricardo Bocalon, a UBS do Santa Fé passou por uma reforma total e ampliou salas e atendimento, tudo para garantir melhores condições para o povo de Itupeva.

Inauguração do Centro do Idoso: O Centro do Idoso é uma das grandes obras do Governo Popular de Itupeva. Um espaço totalmente dedicado à melhor idade de nossa cidade, recheado de atividades.

Ponte da Chave: Uma importante ligação entre Itupeva e Jundiaí, que estava em péssimas condições e foi totalmente reformada pelo Governo Popular de Itupeva, ganhando também uma passagem segura para pedestres.

Inauguração da Creche do Nova Monte Serrat: Um dos bairros mais populosos de Itupeva passou toda a sua história sem uma creche. Agora a realidade é outra e a Creche do Nova Monte Serrat já está beneficiando toda a região.

Inauguração da Creche do Calabró: Outra importante obra entregue em 2015, que já está beneficiando muitas crianças da cidade. Lembrando que, comparado com 2012, já foram triplicadas as vagas nas creches.

Anel Viário Jd. Brasil – Santo Antônio: Uma importante obra de mobilidade urbana que liga dois bairros e cria novas alternativas para a circulação de veículos na cidade.

5 Novas Disciplinas: Todas as crianças das escolas municipais passaram a ter aulas de Capoeira, Filosofia, Robótica, Música e Inglês, graças à implantação da nova grade escolar, que é uma das melhores do Brasil.

Uniforme e Material Escolar: A Prefeitura distribui para os alunos da cidade, gratuitamente, uniforme e material escolar da rede de ensino municipal.

Bibliotecas Comunitárias: Incentivar a leitura e promover cultura e lazer nos bairros, esta é a proposta da Prefeitura de Itupeva com a inauguração de 3 bibliotecas comunitárias na cidade.

Nova Avenida Emílio Checchinato: Uma das principais vias da cidade está passando por uma grande reformulação. A primeira fase já foi entregue com novo asfalto, nova drenagem, calçamento e ciclofaixa, e a segunda fase já está em andamento.

Pavimentação da rua Arthur Sandaniel: a rua, localizada no bairro Santa Elisa, foi pavimentada, beneficiando todos os moradores daquela região.

Programa Esporte Muda Nossa Vida: Com o intuito de levar opções de esportes para os bairros, o prefeito Bocalon lançou o Programa, que oferece mais de 20 atividades para todas as idades.

Programa Cultural de Itupeva: O Programa leva opções de cultura para os bairros da cidade com diversas ações gratuitas, como cursos e oficinais, que já contam com mais de 500 inscritos.

Pavimentação da Rua Estevão Polli: a rua foi asfaltada e ganhou nova infraestrutura, beneficiando ainda mais o desenvolvimento da cidade.

Doação do Terreno e Apoio à Apae: Além de alimentação, transporte e manutenção, a Prefeitura aumentou o repasse para a Apae em mais de 40% e doou o terreno para a instituição.

Ampliação de Estrutura para Parto no Hospital: Com o objetivo de garantir parto seguro às mulheres, foram adquiridos equipamentos e reestruturada toda a área de partos no Hospital, que recebe melhorias constantes.

Mais de 90 Novos Profissionais: Na área da saúde, mais de 90 profissionais foram contratados para cuidar melhor das pessoas. São médicos, enfermeiros, especialistas, enfim, profissionais para atender a todos.

Habitações Populares em Itupeva: A Prefeitura de Itupeva não parou de trabalhar e não mediu esforços para que o projeto das habitações populares fosse uma realidade e os primeiros contemplados já assinaram o contrato.

Programa de Combate a Enchentes: Nunca na história de Itupeva a cidade contou com um plano de combate a enchentes com tantas obras. Canalização, limpeza de córregos, novos sistemas de drenagem e muitas outras ações sendo realizadas constantemente para garantir a segurança.

Mais de 400 KM de Asfalto: A Prefeitura tem investido muito na recuperação do asfalto e pavimentação da cidade. Ao todo, em 3 anos, foram mais de 400 km de asfalto realizados.

Duplicação da Estrada Joaquim Bueno: Itupeva não para de crescer e, nessa linha de crescimento e investimento da cidade, está a revitalização de trecho da Estrada Municipal Joaquim Bueno Netto, garantindo mais melhorias no município.

Dobro de Vagas nas Creches: Até 2012, 585 estavam matriculadas em creches na cidade. Atualmente, esse número subiu para mais de 1.200, uma geração de vagas maior do que em toda a história de Itupeva.

Todas as Crianças Almoçam na Escola: Graças ao investimento na municipalização da merenda, hoje as crianças têm cardápio diferenciado. Comem em prato de vidro e com talher de inox. No total, são mais de 12 mil refeições servidas nas escolas todos os dias.

Primeira Escola Integral da Cidade: Em 2013, o prefeito Bocalon, junto com a primeira dama e secretária de Educação, Idelma Bortolato Bocalon, inaugurou a primeira escola integral da história de Itupeva, no Jd. Vitória.

SESI em Todas as Escolas: Agora todas as escolas municipais da cidade têm um dos melhores sistemas de ensino do Brasil, o sistema SESI de Ensino, que trabalha a criatividade das crianças.

Rodovia Hermenegildo Tonolli: Os moradores de Itupeva se lembram que, até 2013, a rodovia Hermenegildo Tonolli estava esquecida, repleta de buracos e com as obras das passarelas abandonadas. Hoje a rodovia é muito mais segura, foi reformada, com nova pavimentação, e as passarelas foram entregues para garantir a segurança da população.

Plano de Segurança e Unidade Móvel: A Guarda Municipal de Itupeva recebeu inúmeras melhorias com uma nova e moderna sede, contratação de novos guardas, compra de equipamentos e uniforme e uma Unidade Móvel que já está circulando na cidade.

Pronto Socorro Infantil: Até a inauguração do PSI, as crianças eram atendidas junto com os adultos, mas, graças a essa grande obra da Prefeitura, hoje as crianças tem um espaço totalmente dedicado para atendimento, com um Pronto Socorro Infantil que é referência na região.

Novas Ambulâncias e Transporte na Saúde: Investimento constante na saúde e, além de muitos profissionais, a Prefeitura conquistou novas ambulâncias e vans para transporte de pacientes.

Reforma e Ampliação nas UBS: A Prefeitura tem feito um grande trabalho para melhora a saúde na cidade. Em menos de 3 anos, já foram reformadas e ampliadas várias Unidades de Saúde, como a do Nova Monte Serrat, Vila São João, Santa Fé e Guacuri.

Domingo no Parque e Feira Noturna: Projetos da Prefeitura que trouxeram vida ao Parque da Cidade, transformando o local no centro de encontro e lazer da família itupevense.

Inauguração da Casa Abrigo: O local garante acolhimento e segurança às crianças em risco social e de violência. Antes da Prefeitura criar a Casa Abrigo em Itupeva, as crianças tinham de ser mandadas para Jundiaí.

Pavimentação da Paulo Leone: A Prefeitura dialoga em benefício da cidade e, graças a esse contante diálogo, a avenida Paulo Leone, importante ligação com Jundiaí, ganhou pavimentação.

Implantação do Fórum de Itupeva: Itupeva passou 50 anos sem um Fórum na cidade e hoje, graças ao empenho do prefeito Bocalon, a população conta com o acesso à justiça aqui mesmo no município.

Inauguração da Nova Sede da Guarda: Desde 2013, a Prefeitura tem investido no fortalecimento da Guarda Municipal e inaugurou uma nova sede, com infraestrutura e condições dignas para os guardas da cidade realizarem com mais qualidade o trabalho.

Parque da Cidade: O Parque da Cidade ganhou vida e se tornou o espaço da família na cidade, recebendo, todos os dias, uma grande quantidade de pessoas.