Prefeito inaugurou escola do Quilombo

Por em 15 de fevereiro de 2016
Jornal de Itupeva

Uma nova escola municipal de período integral e investimentos em melhorias nas áreas da saúde, infraestrutura e social. Estas são as grandes prioridades no início de 2016, para o prefeito Ricardo Bocalon, que inaugurou nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, a segunda escola de período integral do município. Desta vez, os beneficiados serão os moradores do bairro do Quilombo, com início letivo já no mês de fevereiro.

“Acredito que o lugar de criança é na escola, aprendendo e desenvolvendo outras habilidades. Tivemos uma experiência muito boa na escola integral do Jd. Vitória, a primeira da nossa cidade, que inauguramos em 2014. E agora vamos levar esse projeto para o Quilombo, para beneficiar os moradores daquele bairro”, disse o prefeito.

Ainda para Bocalon, a experiência frente a uma prefeitura, na qual ele lembra ter assumido em cenário de dívidas e abandono em diversas áreas, lhe atribui experiência para lidar com as dificuldades de uma cidade que avançou bastante nos últimos anos.
“Implantamos a primeira escola de período integral da região, inserimos novas disciplinas na grade escolar, trouxemos o Sistema SESI, investimos e melhoramos a qualidade da merenda, contratamos novos professores, fornecemos uniforme e material escolar; novas salas de aula e muito mais. Estas foram algumas das ações que fizeram da educação em Itupeva ser referência para todo o Brasil”, disse.

Escola do Quilombo
Depois de anos sem investimento na educação, o bairro do Quilombo inicia o ano com um investimento importante, com a implantação da Escola em Período Integral do bairro e início das aulas já neste ano letivo. A escola do Quilombo vai seguir o mesmo modelo implantado na primeira escola de Ensino Fundamental de período integral da cidade, no Jardim Vitória. Os alunos passam o dia na escola, tem lanche e almoço e, além das aulas da grade normal, também tem várias outras atividades. Vale destacar que a Prefeitura investiu na melhoria da grade escolar, incluindo 5 novas disciplinas, com professores especialistas na área: filosofia, inglês, capoeira, robótica e música, o que fez do ensino de Itupeva um dos melhores do Brasil.

Educação de período integral
Criada pela gestão do prefeito Bocalon, a nova grade para a escola integral é ampla e repleta de conteúdo, ou seja, não dá margens para ociosidade. Há escolas em período integral que preenchem a grade com atividades complementares sem nenhum critério, somente para ocupar espaço devido a falta de opção e planejamento. O caso de Itupeva é diferente: a fim de evitar desperdício de tempo e de oportunidade de aprendizado, todo o período aula a aula foi pensado, ou seja, nenhum aluno ficará na escola apenas por ficar. O aluno é inserido e um sistema de ensino que aproveita cada segundo do dia com atividades pedagógicas e lúdicas.

A ideia da Secretaria Municipal da Educação é potencializar o nível de aprendizado. Para tanto, as disciplinas foram estrategicamente distribuídas de forma que o aluno possa usar o máximo de potencial em cada disciplina. As aulas multidisciplinares sempre são acompanhadas de aulas lúdicas, como música e capoeira. A meta é intercalar níveis diferentes de exigência, assim, poderemos trabalhar com o aluno em seu nível máximo de aprendizado. Os períodos de estudo e leitura também foram pensados e inseridos de forma estratégica com objetivo de “descansar” o aluno para as próximas atividades”, explica o prefeito, que fez questão de elogiar a postura dos professores que toparam o novo desafio.

A nova grade curricular aliada a implantação do novo sistema de ensino e a todas as melhorias promovidas na Educação de Itupeva, transformaram a cidade em referência na região. Segundo o prefeito, a Prefeitura está trabalhando muito e vai continuar investindo para melhorar ainda mais o ensino e oferecer uma educação de qualidade para todas as crianças.