Estado Islâmico ameaça atacar o Brasil

Por em 16 de abril de 2016
Jornal de Itupeva

A confirmação da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) nesta quinta-feira (14) de que um terrorista do Estado Islâmico ameaçou atacar o Brasil em uma publicação no Twitter em novembro de 2015 — logo após os atentados de Paris, que deixaram mais de 130 mortos na capital francesa — repercutiram na imprensa internacional.

Em palestra na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, o diretor do DCT (Departamento de Contraterrorismo), Luiz Alberto Sallaberry, disse que a probabilidade de o País ser alvo de ataques terroristas cresceu consistentemente nos últimos meses, devido aos recentes atentados que ocorreram em outros países e ao aumento do número de brasileiros que têm sido recrutados pelos extremistas.

Segundo especialistas em segurança, o alvo mais provável de um ataque no país seria o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, pois os extremistas focam seus ataques em monumentos históricos, principalmente que refletem a fé cristã. Vários monumentos destruídos eram patrimônio mundial da Humanidade para a UNESCO.

A agência de notícias Reuters publicou uma matéria, distribuída para seus assinantes de todo o mundo, repercutindo as declarações de Sallaberry a respeito do aumento do nível de ameaça ao País.

Já o jornal Daily Star, do Reino Unido, escreveu um texto dizendo que a declaração representa “uma séria ameaça à Olimpíada de 2016 do Rio”. A mídia latino-americana também noticiou a ameaça.

Na Venezuela, o portal do canal estatal TeleSur publicou a notícia.