Prefeitura continua com as obras de combate a enchentes

Por em 20 de abril de 2016
Jornal de Itupeva

Aproveitando o período de estiagem, a Prefeitura continua o trabalho constante de combate a enchentes no município. Desde a semana passada há máquinas realizando limpeza e desassoreamento do rio Jundiaí, justamente para garantir a segurança.

“Estamos realizando obras de combate a enchentes desde 2013 e muitos pontos que sofriam com alagamentos durante as chuvas, já não têm mais problema. Intensificamos as obras no córrego Piracatu, onde além do muro que está sendo construído para conter a água, também estão sendo feitas obras para conter as águas antes que elas cheguem no córrego da vila São João. É um trabalho constante e que nunca paramos de realizar”, explica o prefeito Ricardo Bocalon.

A obra no córrego Piracatu, do bairro Vila São João, está sendo realizada desde dezembro, com duas novas aduelas, muretas de 60 cm e pontes, iguais do Jardim Samambaia. De acordo com os profissionais da secretaria, essas obras irão melhorar a vazão do volume de água em situação de chuva forte.

As ações da Prefeitura no combate a enchentes são constantes. No córrego da Lagoa, no bairro Jardim Alegria, foi construído um muro de pedra para prevenir o risco de erosão e desmoronamento de terra, o que, além de prevenir o risco de enchentes, também melhora a vazão do canal; ações de alargamento no córrego do Jardim Samambaia; novo sistema de drenagem na avenida Emílio Checchinato; No córrego Piracatu, na avenida Ulisses Guimarães, máquinas da Prefeitura fizeram um intenso trabalho recentemente para limpar o canal, remover a areia e garantir mais segurança em situação de forte chuva. Além disso, a Prefeitura recolheu a areia para utilizar em obras na cidade.