Prefeito cobra melhorias e Artesp pode tirar Rápido Luxo de Itupeva

Por em 30 de junho de 2016
Jornal de Itupeva

O prefeito Ricardo Bocalon (PSB) tem cobrado intensamente o Governo do Estado por melhorias no transporte intermunicipal e agora Artesp anuncia edital que pode tirar Rápido Luxo de Itupeva.

Uma das principais batalhas que o prefeito Ricardo Bocalon (PSB) vem travando desde o início de seu mandato, principalmente enquanto foi presidente do Aglomerado Urbano Jundiaí (AUJ), em 2013 e 2014, finalmente começou a se encaminhar para um desfecho que pode ser positivo e beneficiar toda a população, com o edital de concessão do Sistema de Transporte Intermunicipal, publicado pela Artesp no último dia 24. Por meio deste edital, a empresa Rápido Luxo Campinas, pode ser substituída por outra empresa ou mesmo ser obrigada, por lei, a prestar um serviço de melhor qualidade para a cidade e toda região.

Para o prefeito, a notícia é positiva e recompensa todo o empenho e luta por melhorias no transporte interurbano que vem sendo pedido pelos usuários: “Nós temos ciência das deficiências no transporte público entre as cidades, eu mesmo já fiz viagens de ônibus em horários movimentados para ver pessoalmente os problemas que as pessoas enfrentam todos os dias. Mas o transporte intermunicipal é de responsabilidade do estado, então a Prefeitura não tem poder legal para realizar nenhuma ação, só o que podíamos fazer era cobrar com muito empenho a Artesp e o governo estadual e foi o que fizemos, conquistando agora, finalmente, a publicação desse edital de concessão, que pode trazer muitas melhorias quando for concluído” aponta. “É uma conquista sim, importante, pois há quase 30 anos temos esse modelo atual, então era muito difícil conseguir mudanças”, conclui.

Essa é a primeira vez que a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) abre concessão do Sistema de Transporte Intermunicipal de passageiros nas linhas que incluem Itupeva a Jundiaí, que é operado desde 1989 por empresas permissionárias, no caso, a Rápido Luxo Campinas na maioria dos trajetos. O edital de concessão abre concorrência para empresas isoladas ou consórcios para concorrer pelas linhas e o resultado será divulgado no dia 25 de agosto, sendo que a validade da concessão é de 15 anos.

Segundo a Artesp, o novo modelo de gestão e prestação de serviços de transporte intermunicipal de passageiros trará inúmeros benefícios para os usuários, como ônibus com Wi-Fi gratuito onde houver sinal de internet nas rodovias, ar-condicionado nos ônibus que fazem percurso de longa distância e atendimento automatizado nos terminais. Ainda de acordo com a Artest, embora o edital exija inovações, mudanças e investimentos para as empresas que venceram a licitação, todas as linhas atuais serão mantidas e os preços das tarifas não serão impactados.