40 pessoas ficam acuadas por fogo na maior montanha de SP

Por em 31 de julho de 2016
Montanhistas ficam acuados por fogo em Piquete

Um grupo formado por cerca de 40 pessoas foi surpreendido, na noite deste sábado, dia 30 de julho, por um incêndio que consume parte do Pico dos Marins, a maior montanha do estado de São Paulo, localizado na cidade de Piquete/SP, divisa com Itajuba-MG.

Os montanhistas chegaram logo pela manhã e caminharam em direção ao cume da montanha, que tem 2.420 metros de altitude. Quando se aproximavam de uma das partes altas, o grupo percebeu a presença de fumaça e logo avistou a aproximação rápida do fogo pela mata.

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros da região foram direcionadas para a região e iniciaram subida até o local onde estavam as pessoas.

A subida é íngreme e feita por entre mata e muitas pedras, inclusive algumas paredes íngremes. Nas condições da madrugada e diante muita fumaça, a subida dos profissionais deve levar cerca de 4 horas.

Segundo informações, a orientação dos resgatistas é que o grupo permaneça no local mais alto, onde não possui material inflamável (mato e madeira) para alimentar o fogo. Outro grande problema está sendo a fumaça, que além de prejudicar a respiração pode causar intoxicação.

Acuadas, as 40 pessoas aguardam no local a chegada dos resgate, tendo que suportar o frio da altitude.