Receita busca sugestões para ajudar a evitar a Dupla Tributação

Por em 19 de agosto de 2016
Receita recebe sugestões sobre procedimento amigável no âmbito das Convenções e Acordos Internacionais

Receita recebe sugestões sobre procedimento amigável no âmbito das Convenções e Acordos Internacionais para evitar a Dupla Tributação. Consulta pública estará disponível até 26 de agosto.

Já está disponível para consulta pública minuta de instrução normativa (IN) que dispõe sobre procedimento amigável no âmbito das Convenções e Acordos Internacionais para evitar a Dupla Tributação (ADT).

A principal motivação da proposta de IN é dar maior transparência ao procedimento amigável para os indivíduos e empresas residentes no Brasil, de modo que possam melhor usufruir dos benefícios dos ADT.

A norma visa ainda estabelecer padrão mínimo para soluções de controvérsias entre Estados Contratantes para garantir que:

- as obrigações do ADT relacionadas ao procedimento amigável sejam implementadas na boa fé e que os casos sejam resolvidos de modo rápido;

- os processos administrativos que promovem a prevenção e rápida resolução dos procedimentos amigáveis sejam implementados;

- os contribuintes, quando elegíveis, possam ter acesso ao procedimento amigável.

As sugestões poderão ser encaminhadas até 26 de agosto por meio da seção “Consultas Públicas e Editoriais” do sítio da Receita Federal na Internet.

Colaboração: Joyce Silva dos Reis – DRF/Jundiaí