Figueira gigante cai no Centro de Itupeva

Por em 11 de novembro de 2016
Jornal de Itupeva

Quem passou pelo centro de Itupeva, na manhã desta sexta-feira, foi surpreendido com a cena da velha e gigante Figueira, caída na Praça São Paulo.

A grande árvore era a mais antiga da região Central e possuía troncos e galhos gigantes, com uma altura aproximada de 18 metros.

Localizada a poucos metros do antigo Paço Municipal, a Figueira foi cenário para conquistas históricas do município. Por décadas, a personagem mais ilustre da Praça São Paulo ofereceu sombra para a população, principalmente para os idosos, que tinham no local um ponto de encontro e de divertidas partidas de truco.

A árvore tombou por volta das 2 horas da manhã. Quem viu o jeito que parou, sugere que ela ‘escolheu’ a hora e o lugar que tombaria, sem causar danos às instalações antigas do Paço e também às pessoas e motoristas, que volumosamente passam pelo local durante o dia.

Bem ao lado existe um conjunto semafórico, onde dezenas de carros param em filas a cada minuto do dia. Se tivesse caído durante o dia, certamente teria causado grandes estragos e certamente ferido pessoas.

Equipes da Prefeitura de Itupeva e do Corpo de Bombeiros trabalham desde cedo no corte e retirada dos galhos. Com movimentação de máquinas e caminhões, a avenida foi parcialmente interditada. Segundo Romeu Wakabayashi, da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade, o trabalho deve seguir até o final da tarde. A rede de fornecimento de energia elétrica no local ficou prejudicada e muitos moradores e comerciantes estão sem energia.

Saiba mais sobre a Figueira

A Figueira mata-pau, figueira do mato, figueira folha miúda e figueira brava são nomes populares para a Ficus organenses (mic.), ou seja, a boa e velha figueira da Praça São Paulo.

Estima-se que a Figueira da Praça São Paulo tenha mais de 100 anos. Ela cresceu vigorosa e foi imponente até este 11/11, quando com a grata satisfação de ter cumprido sua missão, despediu-se da cidade sem causar prejuízos ou danos às pessoas.