Secretário Estadual de Turismo faz reunião com o Circuito das Frutas

Por em 27 de março de 2017
Secretário Estadual de Turismo faz reunião com membros do Circuito das Frutas

O prefeito Marcão Marchi recebeu o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, para uma reunião sobre o Circuito das Frutas. Representantes das cidades que fazem parte do consórcio também participaram do encontro realizado sexta-feira (24), em Itupeva, que serviu para avaliar o potencial turístico da região e elaborar um plano de ação.

“Esse encontro foi muito importante para região. Explicamos ao secretário todos os pontos necessários para atrair mais turistas ao Circuito das Frutas. Ele se interessou pelo projeto que ajudará os dez municípios envolvidos no consórcio”, disse Marcão Marchi.

Benko conversou e debateu vários assuntos com os representantes do Circuito das Frutas, deixando a secretaria estadual à disposição de todos. Ele propôs também que os membros criassem um Grupo de Trabalho Permanente, que facilitará ainda mais este relacionamento.

“O Circuito das Frutas tem uma importância enorme para o Estado. É uma grande bandeira que tira o estigma de São Paulo ser voltada à indústria e agricultura de massa. A produção de frutas, além de diversificar com muitos itens, também mostra a face caipira e acolhedora do nosso interior, sem perder o brilho da nossa economia”, comentou o secretário.

Interesse Turístico - Outro assunto em pauta, citado por Laércio Benko, foi a nova lei para cidades de Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico. “Hoje o Estado conta com 70 municípios classificados como Estância Turística, porém, em 2016, foi criada uma nova categoria: Municípios de Interesse Turístico. Neste caso, o objetivo é oferecer mais condições para incrementar o turismo em outras cidades”, explicou Benko.

De acordo com ele, pelo menos 140 municípios estão aptos a integrar essa categoria que, assim como a Estância Turística, recebe uma cota mensal do governo estadual.

Para fazer parte do programa de Municípios de Interesse Turístico, a cidade é avaliada por uma comissão de turismólogos, que vai dizer quais cidades têm condições de receber o título. Vários municípios da região, inclusive Itupeva, estão na lista destas 140 cidades.

Além de Itupeva, integram o Circuito das Frutas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. 

Rita Bonequini (Dir. de Turismo), Dani Marchi (Pres. do Fundo Social e Primeira Dama), Marcão Marchi (Prefeito), Laércio Benko (Sec. Est. de Turismo) e Marcos Brunholi (Sec. de Agric. e Turismo)