Prefeitura inicia prevenção à febre amarela

Por em 17 de abril de 2017
Prefeitura inicia prevenção à febre amarela

Teve inicio nesse sábado (15) a campanha de prevenção contra a febre amarela nas áreas rurais, ação organizada pela Prefeitura de Itupeva. Os profissionais da Secretaria de Saúde visitaram sítios e fazendas na região dos bairros Monte Serrat e Rio das Pedras, totalizando 227 doses aplicadas.

A escolha pela região rural se deve pela proximidade com Campinas, que já teve casos confirmados da doença. “Muitas vezes não conseguimos ir até as unidades de saúde, esse trabalho dos profissionais visitarem as fazendas nos ajuda muito. Precisamos bater de frente com essa doença”, comentou a aposentada Odete Silva.

O aposentado Francisco Candido também ressaltou a importância da ação promovida pela Prefeitura. “Essa luta contra o mosquito é intensa e o trabalho que a Prefeitura de Itupeva está fazendo de vir até a zona rural é nota dez. Só assim vamos vencer a luta contra esse mosquito”.

No próximo sábado (22) será a vez das equipes visitarem as fazendas na região do bairro Santa Elisa.

UBS - No caso de quem mora na área urbana, a vacinação continua nas UBSs. Para ser vacinado, o munícipe precisa fazer um agendamento prévio e a data será estipulada por cada unidade. Também é bom lembrar que as pessoas que vão viajar para as áreas de risco ou que foram afetadas devem procurar a UBS mais próxima da residência”, explicou a secretária.

Os sintomas da febre amarela são dores no corpo e icterícia (que deixa a pele e as mucosas amareladas). Na fase inicial, a doença também causa perda de apetite, náuseas e vômito.