Abertas inscrições para 60 cursos do Pronatec

Por em 19 de fevereiro de 2018
Prefeitura abre inscrições para mais de 60 cursos gratuitos do Pronatec

A população itupevense terá à disposição mais de 60 cursos de formação profissional, de forma gratuita. As inscrições podem ser feitas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a partir da próxima quarta-feira (21). Podem participar pessoas maiores de 15 anos de idade. As vagas vão desde cuidadores de idosos, locutor, balconista até produtor de cervejas.

Serão ofertados cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional para quem tem o Ensino Fundamental incompleto até o Ensino Médio completo, além de cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio, nas modalidades presencial e à distância). A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação, por meio do programa Pronatec Oferta Voluntária.

“Os cursos são oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária, sem receber recursos por parte do Ministério. É uma ótima oportunidade para quem deseja se especializar no formato à distância, por meio de uma plataforma online. Assim as pessoas conseguem adequar os horários à rotina, trazendo mais praticidade já que cada um acessa da própria residência”, comentou Aline Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

As vagas são para: agente comunitário de saúde; agente de alimentação escolar; agente de combate às endemias; agente de gestão de resíduos sólidos; agente de limpeza urbana;  agente de microcrédito; agente de observação de segurança; ajudante de obras; almoxarife; almoxarife de obras; amostrador de minérios; assistente administrativo; assistente de controle de qualidade; assistente de crédito e cobrança; assistente de faturamento; assistente de logística; assistente de recursos humanos; assistente de secretaria escolar; assistente de tesouraria; assistente financeiro; auxiliar de biotecnologia; auxiliar de farmácia de manipulação; auxiliar de fiscalização ambiental; auxiliar de imobilização ortopédica; auxiliar de laboratório de entomologia médica; auxiliar de laboratório de saneamento; auxiliar de laboratório de saúde; auxiliar de operação de estação de tratamento de águas; auxiliar de saúde bucal; balconista de farmácia; cadista para a construção civil; comprador; cuidador de idoso; cuidador infantil; desenhista da construção civil; espanhol básico; gestor de microempresa; higienista de serviços de saúde; inglês básico; inspetor de qualidade; introdução à interpretação em língua brasileira de sinais (libras); laboratorista de materiais de construção; laborista de solos; lactarista; língua brasileira de sinais (Libras) básico; locutor-apresentador-animador; mensageiro; monitor do uso e conservação dos recursos hídricos; operador de aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos; operador de caixa; operador de computador; operador de explosivos em jazidas; operador de mina; operador de produção de fármacos e medicamentos; operador de produção em unidade de tratamento de resíduos; operador de tratamento de águas e efluentes; operador de tratamento de resíduos sólidos; produtor de cerveja; promotor de vendas; recepcionista; recepcionista em serviços de saúde; reciclador; representante comercial e vendedor.

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir ao PAT com RG, CPF e comprovante de residência. As aulas começam dia 26 de março (segunda-feira).

O PAT fica na Rua Hildebrando Ferraz, 192, Centro.