Prefeitura realiza segurança viária de pais e alunos

Por em 22 de fevereiro de 2018
Segurança viária é intensificada na volta às aulas

A Prefeitura de Itupeva iniciou nesta quarta-feira (21) o programa ‘Volta às Aulas’ para conscientização de pais e alunos em relação à segurança no trânsito. A atividade faz parte de uma série de ações realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, nas escolas da rede municipal de ensino.

No ano passado, mais de 16 mil pessoas participaram das diferentes ações de conscientização de trânsito no município, dentre elas o programa ‘Volta às Aulas’, palestras em escolas da zona rural; orientações com as crianças na “Cidade Mirim”, que simula o sistema viário de um município, com placas de regulamentação e travessias com faixas de pedestres; e a “Semana do Trânsito”, que trabalha ações nas creches da cidade.

Na Emefei Mário Covas, os agentes de trânsito auxiliaram as crianças na travessia pela faixa de pedestres, enquanto os pais recebiam um informativo com orientações. A presença do Amarelinho, mascote da campanha, mais uma vez fez sucesso entre as crianças. A Polícia Militar também participou da atividade.

“Este é um trabalho de conscientização mesmo, bem bacana. Ele é realizado de forma continuada, durante o ano todo. Os agentes têm uma rotina para auxiliar nas escolas, na entrada e saída dos estudantes, orientando os pais, também. E também fazemos ações pontuais, mais específicas, para conscientizar tanto o motorista quanto o pedestre. O contato com as crianças é muito importante porque elas se tornam multiplicadoras de informação para a família toda”, explica Regina Romão, secretária-adjunta de Trânsito e Transporte.

“Essa instrução de educação no trânsito é importante para as crianças. Elas não dirigem, mas também há regras para pedestres, como atravessar na faixa, por exemplo. E também as crianças podem cobrar os pais que estão ao volante”, elogiou Denise Lacerda, mãe da aluna Ana Clara.

Outras duas escolas receberão o programa nesta semana: Emefei Victória Cômodo Raymundo Fernandes, quinta-feira (22); e Emefei Prefeito José de Oliveira, sexta (23), ambas das 11h30 às 12h30.