Hino de Itupeva completa 30 anos e vereador Ezequiel visita o compositor

Por em 22 de junho de 2018
Hino de Itupeva completa 30 anos e vereador Ezequiel visita o compositor

O vereador Ezequiel Alves de Oliveira visitou na cidade de Campinas/SP, o compositor Marco César Padilha. Ele, em conjunto com a compositora Daniele Gugelmo, que hoje mora na França, foram os autores do Hino da Cidade de Itupeva. Marco é Bacharel em composição, formado pela Unicamp. Participou de importantes festivais no Brasil e em diversos países, para onde levou nossa cultura musical, sendo sempre grandemente homenageado recebendo títulos e novos convites para apresentações.

Em 1988, o então prefeito de Itupeva, Dorival Raymundo, abriu concurso para que apresentassem uma composição do hino do município, que deveria falar sobre as matas, as águas, culturas, imigrantes e demais detalhes descritos no edital.

Na época houve 14 (catorze) inscritos e o resultado apontou como vencedora a letra e arranjo musical de Marco Padilha e Daniele Gugelmo. Sua primeira execução em público foi no dia 1º de maio de 1988, dia da inauguração do Ginásio de Esportes, que hoje leva o nome de Complexo Esportivo Dorival Raymundo. Posteriormente a convite do prefeito Dorival Raymundo, o Hino de Itupeva foi oficialmente gravado pelo cantor Francisco Egydio, que faleceu no ano de 2007, então com 80 anos de idade.

“Na composição do Hino de Itupeva os autores Marco Padilha e Daniele Gugelmo, em três estrofes, apresentaram a imagem da nossa cidade, que retrata a cultura, as riquezas naturais, os imigrantes e a a certeza do seu desenvolvimento. É com certeza um dos mais belos hinos do Brasil, e eu agradeço muito ao Marco e a Daniele por terem presenteado nossa cidade com essa belíssima composição”, disse o vereador Ezequiel Alves de Oliveira. Para ouvir o Hino de Itupeva acesse www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/473045/