Especialista apresenta antiginástica em palestra

Por em 28 de setembro de 2018
Especialista apresenta antiginástica em palestra de Terapias Complementares

Na tarde desta quarta-feira (26) o HTPC recebeu mais uma palestra do programa de Terapias Integrativas e Complementares, criado pela Prefeitura de Itupeva. O assunto na ocasião foi a antiginástica.

“Mostramos na palestra o que é a antiginástica, a importância de entender o funcionamento dos músculos do nosso corpo. São ações que passam despercebido, mas que ajudam na nossa rotina diária”, comentou o palestrante, Alexandre Moretti, psicólogo e profissional certificado.

A antiginástica foi criada pela fisioterapeuta Thérèse Bertherat e é uma prática corporal que busca autoconhecimento do corpo e o entendimento de que várias partes diferentes se conectam. Entre tantos objetivos, o método serve para aliviar tensões musculares.

Durante a palestra, Moretti demonstrou alguns exercícios que podem ser aplicados. “Essas palestras vem me ajudando, tanto na parte alimentar quanto nos exercícios físicos e psicológicos. Depois que comecei com essas atividades, minha vida mudou muito”, disse a aposentada Leila Franco.

“Eu pratico esporte, mas participo dessas atividades para conhecer novos exercícios e novos hábitos alimentares”, falou o aposentado Antônio Roberto Chagas.

O programa de Terapias Integrativas e Complementares tem supervisão de Lúcia Checchinato, secretária de Saúde, com coordenação da equipe de saúde composta pelo médico ortopedista José Luiz Milani; enfermeira do Centro de Diagnóstico Maria Ângela Cal Rodrigues; psicóloga Telma Marques Silva (coordenadora de Saúde Mental) e o educador físico Diego Agostini. Os encontros são realizados na última quarta-feira de cada mês.