Prefeito participa do 1º Fórum da Pessoa com Deficiência

Por em 28 de setembro de 2018
Prefeito participa do 1º Fórum da Pessoa com Deficiência

Como parte das ações voltadas à ‘Semana da Pessoa com Deficiência’, nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Itupeva, o prefeito Marcão Marchi participou do 1º Fórum da Pessoa com Deficiência. O público que compareceu em grande número acompanhou a palestra com um representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, depoimentos e uma peça teatral.

Ao lado de Dayane Bandeira, presidente do Comped (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e do presidente da Câmara, Eri Campos, o prefeito destacou as ações em benefício dos deficientes. “Faço questão de participar destes eventos e estamos lutando para vencer juntos todas as batalhas existentes no município. Já temos, inclusive, trabalho voltado a mais espaços com acessibilidade, o programa pioneiro na cidade de transporte adaptado com van e também projetos de inclusão de deficientes em todos os setores da sociedade”.

O evento também marcou a doação de um veículo para a Apae de Itupeva. “Quando assumi a gestão, a Apae estava prestes a fechar as portas, sem recurso para pagar as contas. Toda a administração municipal trabalhou para ajudar uma das entidades mais importantes da região e, no ano passado, entregamos a escritura do terreno onde está instalado o prédio da entidade. Reajustamos também o valor do convênio, que era de R$ 37 mil e na nossa administração passou para R$ 50 mil mensais”, comentou o prefeito.

“Uma notícia maravilhosa! Este veículo nos ajudará muito, pois como a Apae nunca teve um carro sempre usávamos nossos próprios veículos. Agradeço à Prefeitura e à Câmara Municipal por nos ajudarem mais uma vez”, falou Sara de Oliveira, coordenadora de Comunicação Social da Apae.

Fórum – A Semana da Pessoa com Deficiência teve início domingo (23), no Parque da Cidade, com diversas atividades para conscientizar a população sobre os direitos do deficiente. “Este Fórum é o complemento da Semana da Pessoa com Deficiência, porém precisamos trabalhar para que este tema esteja em evidência o ano todo”, falou Dayane.

A palestra ministrada por Alcebíades Nascimento Junior, membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, foi o ponto alto do Fórum. O tema abordado por ele foi: ‘Os Desafios da Criação e Implantação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência’.

“Ela deve ser alvo de todas as políticas públicas, pois a pessoa com deficiência é a criança, o adolescente, o adultos e também o idoso. Temos de bater e bater nesta tecla para acabar com o preconceito, mas também colocar na cabeça dos gestores do nosso País a importância de lugares com acessibilidade, por exemplo”, destacou o palestrante.

Também estiveram presentes no evento, a secretária de Desenvolvimento Social Aline Alves, a secretária de Saúde, Lucia Checchinato, o ouvidor municipal, Danilo Pezenti, e os vereadores, Angelin Lorenção, Ana Paula Marciano e Tatiana Salles.