‘Na Lata’: Tubex lança Projeto de Inovação Horizontal

Por em 25 de outubro de 2019
Jornal de Itupeva

Inovação: ideias implementadas que geram resultados…

Em abril de 2018 a Tubex deu seus primeiros passos rumo a inovação. Visando obter um diferencial para se destacar no mercado, um projeto baseado no conceito de inovação horizontal foi implementado e batizado de “Na Lata” – expressão que correlaciona o projeto com o produto fabricado pela empresa. Este projeto refere-se a um sistema de gestão de ideias, no qual todos os colaboradores têm a liberdade de sugerir ideias visando a melhoria do ambiente de trabalho para si e para seus colegas, bem como melhorias e consequentemente reduções de custo para a empresa.

Um fato interessante, é que os colaboradores não recebem remuneração extra pelas ideias que são sugeridas por eles. O conceito de inovação horizontal se baseia na cultura oriental, incentivando o espirito de equipe, de forma que todos sejam beneficiados. O termo “horizontal” estabelece que todos são igualmente importantes para a empresa e que todas as ideias, independente do cargo do colaborador, são bem-vindas. Em contrapartida, a empresa oferece a todos os colaboradores um ambiente inovador de trabalho, com diversos incentivos em forma de agradecimento.

O ambiente inovador da Tubex oferece aos seus colaboradores uma área de descanso com poltronas, espreguiçadeiras, mesas e cadeiras, máquina de café – chá – cappuccino, água e televisão coorporativa. Esta área foi moldada de acordo com as ideias dos próprios colaboradores e está à disposição de todos para utilizarem quando quiserem.

Além disso, a Tubex tem três programas de agradecimento: o programa de pontos “na lata”, participação nos lucros e festa de premiação. No programa de pontos, como o próprio nome sugere, os colaboradores acumulam pontos que podem ser trocados por brindes como: vouchers para o cinema, serviços de barbearia, serviços de salão de beleza e também por objetos com a logomarca da empresa como mochilas, caixinhas de som bluetooth, entre outros. Como os colaboradores sugerem ideias em prol da empresa, a Tubex bonifica, anualmente, todos os seus colaboradores com participação nos lucros. A festa de premiação é realizada ao final de cada etapa de ideias, que tem duração semestral.

Nesta festa de premiação, todos os colaboradores são convidados para um almoço, em que são premiadas as 1ª e 2ª melhores ideias da etapa, colaborador que mais enviou ideia e o avaliador de ideias (supervisor, gerente ou diretor) que teve a melhor performance de sua equipe nas sugestões de ideias.

Após o início deste projeto, diversas melhorias ocorreram na Tubex. Já foram implementadas diversas ideias, desde as simples como trocar torneiras comuns por torneiras de pressão para evitar desperdício de água nos banheiros, até mesmo ideias complexas como a elaboração de um painel de testes para diminuir tempo de setup em nossos processos de fabricação dos tubos.

Em apenas 1 ano atingimos a média de 10 ideias por funcionário por ano, que nos enquadra com título de empresa inovadora. O sucesso deste projeto de inovação foi tão grande que a matriz da Tubex, localizada em Rangendingen na Alemanha, também decidiu implementar este projeto.  A Tubex possuí enorme gratidão pelos seus colaboradores e busca progressivamente fortalecer a cultura de ouvir seus colaboradores e proporcionar melhorias para todos.

Col.: Matheus Soares