VRB promove mais um curso Avançado de Sobrevivência

Por em 16 de dezembro de 2019
VRB promove mais um curso Avançado de Sobrevivência

A Via Radical Brasil Cursos e Esportes Radicais realizou a 4ª edição de seu Curso Avançado de Sobrevivência.

Após concluírem as etapas Básica e Intermediária e também o teórico do Avançado, que é aplicado em um final de semana exclusivo, nove alunos foram infiltrados na represa do França, em Juquitiba, onde permaneceram imergidos por 3 dias para cumprir a etapa prática e final do curso. Integraram a equipes os seguintes alunos: Engler; Jalton, Norberto, Alex, Bruno, Marcolino, André, Douglas e Cristo.

Para esta atividade, os alunos tiveram liberados apenas 8 itens de sobrevivência, já contando com as roupas do corpo, respeitando uma lista de itens proibidos, entre eles: alimentos, isqueiro, entre outros.

Os nove participantes permaneceram restritos de todo e qualquer tipo de comodidade, sendo condicionados a conseguirem seu próprio alimento, fogo, água e abrigo. Também fizeram parte da instrução: mergulho autônomo, embarque/desembarque e pilotagem de embarcações (diurna e noturna), orientação náutica, montagem e desmontagem de motores de popa, navegação, natação com emprego de meios de flutuação, liderança de pequenos grupos, construção de jangadas com materiais naturais, além do desenvolvimento contínuo de todas as técnicas aquáticas e terrestres obtidas nos cursos níveis Básico e Intermediário, que são aplicados em Mairiporã, na sede da empresa VRB, localizada na Serra da Cantareira, reconhecida como a maior floresta urbana do mundo.

Todos permaneceram constantemente monitorados por circuito de monitoramento, drones e avaliados por uma equipe de profissionais da Via Radical Brasil, empresa que é filiada à CONFESUR – Confederação Sulamericana de Sobrevivência e Preparação, coordenada no Brasil pelo coronel Marcelo Montibeller Borges, especialista em cursos de sobrevivência, com treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

Conheça a VRB
A Via Radical Brasil – VRB – é uma empresa especializada em esportes radicais e consultoria técnica.  Está localizada na capital SP desde 2005, atuando de forma estruturada na educação ambiental, na condução dos esportes de aventura e no atendimento corporativo. A VRB possui uma equipe de instrutores – militares e civis – atentos à evolução dos esportes radicais e de aventura. Seus conhecimentos permeiam as áreas de montanha, selva, matas, ambientes aquáticos, de fácil ou difícil acesso. Destaca-se nas áreas de resgate em ambientes hostis (mata e altitude), rapel (cursos e descidas), atendimento pré-hospitalar, sobrevivência (adaptação à vida na mata) e navegação terrestre (bússolas, GPS e coordenadas).  A VRB possui bases de campo em Tapiraí, também na Serra da Cantareira, em Juquitiba e em Mairinque.

Equipe de Instrução
Para os cursos da Via Radical Brasil, incluindo o Avançado de Sobrevivência, a VRB dispõe de uma experiente equipe de instrutores e staffs, composta por: André Rodrigues, Pedro Quintanilha, Adelson Santos, Renê Jean Riechelmann, Cézar Yukio,  Michel Oliveira, Roniely da Costa Souza, Lucas Teles,  Luiz Carlos Izzo,  Rosemary Martins Miotelo, Emerson Gabriel Lopes, Joseana, Milton, Sidão, entre outros, todos coordenados pelo instrutor chefe, coronel Marcelo Montibeller Borges.

Desafios de Sobrevivência
Pioneira em desafios reais de sobrevivência, a VRB – Via Radical Brasil Cursos e Esportes Radicais -, que é uma das mais conceituadas empresas do segmento do país, promove também os Desafios de Sobrevivência, sendo um deles realizado no Pantanal Matogrossense. Os Desafios são situações reais onde o aluno tem a oportunidade de apurar todas as técnicas aprendidas e também de adestrar o seu cérebro para as mais difíceis situações fora de conforto, quando realmente surgem situações adversas e inesperadas. São nestes momentos que acontecem os maiores testes de sobrevivência emocional e mental, com infiltração em áreas remotas e emprego de apenas um ou dois itens de sobrevivência. O Desafio Pantanal foi o primeiro desafio de sobrevivência já realizado no Pantanal por uma empresa genuinamente brasileira. Neste bioma, dezoito experientes participantes foram infiltrados em mata com apenas um item de sobrevivência, além de bússola e rádio comunicador para casos de emergência.

Desafio AMAZÔNIA
O próximo desafio de sobrevivência da Via Radical Brasil já tem data e local marcados. O cenário para esta incrível aventura será a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. A exemplo do Desafio Pantanal, toda estrutura já vem sendo minuciosamente preparada e dez vagas já foram preenchidas, restando outras dez atingir o limite de participações.  O Desafio Amazônia vai acontecer em junho de 2020, na cidade de Abunã, Estado de Roraima, às margens do Rio Madeira, que faz fronteira com a Bolívia. O Desafio Amazônia será ainda mais difícil que o realizado no Pantanal Matogrossense.

Você que está pensando em investir em conhecimento e técnicas de sobrevivência, coloque-se em situações controladas e que envolvem diversos riscos, inclusive o de morte, e verão como muitos sentimentos já afloram e dominam. Com isto você descobrirá seus pontos fracos e o principal é que vai descobrir onde terá que trabalhar.

Faça você também um curso de sobrevivência com a Via Radical Brasil.