Itupeva registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Por em 7 de março de 2020
Itupeva registra primeiro caso suspeito de coronavírus

A Prefeitura de Itupeva está monitorando o primeiro caso suspeito de coronavírus na cidade. Trata-se de um homem que reside no Canadá, país que está na lista de transmissão monitorada pelo Ministério da Saúde, e que chegou há um dia em Itupeva, para visitar familiares que moram no município.

O paciente, de 48 anos, procurou o Hospital Municipal com febre e estado gripal, nesta sexta-feira (6). A unidade hospitalar colheu amostras e enviará para o Instituto Adolpho Lutz para a realização de exame diagnóstico.

A Secretaria de Saúde informa que o paciente apresenta estado clínico estável, e está em isolamento domiciliar, de acordo com protocolo determinado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a Vigilância Epidemiológica de Itupeva acompanha pessoas que tiveram contato com o paciente, após o início dos sintomas.

Prevenção
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Itupeva segue os protocolos do Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais e orientações à população.
É realizada a vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.
Todas as medidas tomadas pelo município seguem as recomendações do Ministério da Saúde.

Na Região 
Até o último balanço divulgado na última segunda-feira (2) pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Campinas registrava 11 pacientes com suspeita da doença. Em outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) são mais quatro casos – um em Americana, dois em Valinhos e um em Vinhedo. Na terça-feira, dia 3, Valinhos descartou um suspeito e adicionou mais um caso. O suspeito de Americana deve ser acrescentado nesta lista.