Jovens participam de Desafio de Sobrevivência em Itupeva

Por em 14 de fevereiro de 2021
Grupo de jovens participa de Desafio de Sobrevivência em Itupeva

Neste final de semana, um grupo de jovens liderados pelo Pastor Antonio Marcos da Silva, da igreja Metanoia Church Itupeva, participou de um desafio difícil de sobrevivência na mata.

Denominado “Metanoia: A Tribo”, o evento contou com a participação do instrutor, Luiz Carlos Izzo, que além de expor roupas e equipamentos utilizados em práticas de montanhas, instruiu os participantes com noções básicas de sobrevivência em um simulado de incidente com aeronave na selva.

O desafio contou com a parte teórica, quando foram ministradas técnicas de fogo primitivo, coleta e métodos de purificação de água, caminhada na selva, construção de abrigos naturais, identificação de vegetais e orientação. Após o período teórico, todos foram subdivididos em bases e infiltrados em mata fechada. Cumprindo cronograma previamente determinado, os sobrevivencialistas tinham como meta identificar o melhor lugar para o estacionamento e construção de seus abrigos. Também tiveram que colocar em prática os métodos de fogo primitivo com a utilização de uma pederneira, que é uma liga de magnésio a prova d’água com lâmina de ignição em aço revestido, capaz de produzir faísca quando percutida com metal. A maior dificuldade enfrentada foi a chuva, fator que dificultou a construção do abrigo e também a iniciação do fogo.

Os participantes foram acompanhados de perto, inclusive durante toda a madrugada. Crianças também tiveram a oportunidade de acompanhar parte do desafio e acampar em barracas com acompanhamento de adultos responsáveis.

Para o pastor Marcos, o evento foi uma experiência única e totalmente diferente do dia-a-dia.

“Por dois dias nós fizemos parte da natureza. Tivemos que aplicar as técnicas aprendidas e sobreviver. A região em que nosso grupo foi infiltrada é inóspita, uma área intocada de mata muito fechada, que somada à presença de chuva tornou esse desafio muito difícil. Mas graças a Deus conseguimos cumprir o objetivo, além de termos vivido momentos de confraternização e união. Foi chuva praticamente o dia inteiro e só após uma trégua, no final da tarde, foi que conseguimos fazer o fogo. Quero agradecer a todos que contribuíram para que esse desafio acontecesse. Certamente vamos realizar outros eventos como este”, disse o pastor Marcos.

A Metanoia Church fica localizada na rua Juliana de Oliveira Borges, 147, Parque das Vinhas (próximo da Prefeitura de Itupeva).